
Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer 'sim' a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores. Reunindo dados de pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de gente considerada comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados 'profissionais da persuasão', Cialdini criou esta obra a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores. Segundo o autor, seis princípios psicológicos básicos governam o comportamento humano quando pessoas tomam uma decisão e podem ser usados como verdadeiras armas - 1. Reciprocidade; 2. Compromisso e coerência; 3. Aprovação social; 4. Afeição; 5. Autoridade; 6. Escassez. Cada princípio é discutido pelo autor em termos de sua função na sociedade e de como um profissional da persuasão pode mobilizar seu poder em pedidos de compras, doações, concessões, votos, permissões, etc. Além disso, pretende-se tornar possível ao leitor aprender a usar essas técnicas a seu favor nas interações diárias de todo tipo, com vizinhos, amigos, colegas, parceiros de negócios ou familiares.